Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Idosos de Patos de Minas precisam ficar atentos para não cair no golpe do “motoboy”

Terça 19/02/2019 - André Amâncio
Fonte: Hoje em Dia
Idosos de Patos de Minas precisam ficar atentos para não cair no golpe do “motoboy”
Sicoob Credipatos 3

A fraude tem esse nome porque a vítima, geralmente da terceira idade, é induzida a entregar o cartão de crédito ou débito para um susposto motofretista a serviço do banco. Primeiro, o correntista recebe a ligação de um estelionatário que se passa por funcionário do setor de segurança da instituição financeira, citando dados verdadeiros e uma série de compras supostamente realizadas fora do padrão de gastos.

Quando a vítima contesta as compras, o golpista a orienta a realizar uma nova ligação para o banco na qual confirmará alguns dados e pedirá estorno das despesas indevidas em seu cartão. Nesse momento, os fraudadores prendem a linha do telefone, de forma que a ligação seja direcionada novamente para a quadrilha.

Conforme apurou a equipe do Clube Notícia, essa modalidade de fraude ainda não foi registrada em Patos de Minas, mas é preciso ficar alerta. A Capital do Milho possui altos indicies de vítimas de golpes. Segundo a delegada titular da 1ª Delegacia Especializada em Investigações de Fraudes de BH, Cláudia Marra, a vítima ainda é orientada a cortar o cartão preservando o chip e a escrever uma carta de próprio punho, informando que não reconhece as compras.

O pretexto é que o chip seria usado pela Polícia Civil para uma possível investigação, o que não é verdade, conforme a delegada. "Não existe nenhum tipo de convênio com bancos ou associações para realizar esse tipo de serviço", esclarece Cláudia Marra, à frente das investigações. Outra caracerística é que o golpe é aplicado no fim do dia, quando o expediente bancário já foi encerrado. A orientação da polícia é denunciar sempre.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) reforça que nenhum banco envia representante na casa do cliente para coletar cartão de débito ou crédito. A orientação é que o consumidor, quando for destruir um cartão, sempre corte também o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto. Na maioria das vezes, os cartões são usados para a compra de bebidas e aparelhos eletrônicos.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports