Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Carmo do Paranaíba: Vacinação contra Influenza H1N1 inicia-se neste sábado

Sexta 29/04/2016 - André Amâncio
Carmo do Paranaíba: Vacinação contra Influenza H1N1 inicia-se neste sábado
Sicoob Credipatos 3

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba dará inicio neste sábado, dia 30 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza Sazonal. O período da Campanha será de 30 de abril a 20 de maio de 2016.

Em todo o Brasil o dia “D” de mobilização nacional, será no dia 30 de abril, e mobilizará diversos profissionais de saúde. Importante salientar que até o dia 20  de maio a vacina estará disponível nas UBS’s para os grupos prioritários.

Os grupos prioritários com direito a vacina são: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; idosos; portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde. Estes devem procurar sua Unidade de Saúde portando seu cartão de vacinas.

Em Carmo do Paranaíba esta previsto vacinar 7.857 pessoas que fazem parte do público  alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contra indicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação alérgica as doses anteriores.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e auto limitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Algumas pessoas, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.

Texto: Vigilância Epidemiológica de Carmo do Paranaíba


Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports