Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Vigilância Epidemiológica alerta sobre os riscos da meningite bacteriana

Morte com suspeita da doença em Patos de Minas é investigada pelas autoridades de saúde

Sexta 31/07/2015 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Vigilância Epidemiológica alerta sobre os riscos da meningite bacteriana
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Vigilância Epidemiológica, alerta à população patense sobre os riscos da meningite bacteriana .

Segundo a Vigilância Epidemiológica, no município de Patos de Minas, até a data de hoje (31), foram notificados dois casos de meningite bacterianas, sendo 1 no mês de janeiro e outro neste mês. Sendo que o primeiro evolui para a cura e o segundo para óbito. 13 outros casos de outros municípios foram também encaminhados para Patos de Minas.

A Vigilância Epidemiológica informa que está acompanhando todas as pessoas com história de contato íntimo e prolongado (familiares e colegas de serviço), tendo sido prescrito tratamento profilático para todos.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

As pessoas com maior risco de ter meningite bacteriana são as que apresentam infecção crônica do ouvido e do nariz, pneumonia e que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas. A doença também é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade.

Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir: febre alta e calafrios; alterações do estado mental; náusea e vômitos, áreas roxas, como machucados; erupções, pontos vermelhos; sensibilidade à luz (fotofobia); dor de cabeça forte e pescoço rígido (meningismo).

Politecnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa

Usu�rios On-line