Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Patos de Minas lança disque árvore

Placas foram afixadas em frente a imóveis sem árvores na porta.

Quarta 18/11/2015 - André Amâncio
Patos de Minas lança disque árvore
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, lança o Programa Disque Árvore com o objetivo de estimular e incentivar a população ao plantio voluntário de mudas para arborização urbana.

O município possui o Programa Permanente de Arborização Urbana de Patos de Minas (Proaupa) lançado no ano passado com o plantio de 300 espécies de árvores no prolongamento da avenida Fátima Porto, em parceria com o IEF, Unipam, Fundação Promam e Câmara Municipal.

A programação da 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente contou com várias atividades, como a inauguração do Viveirinho do Mocambo que funciona desde junho deste ano, como Posto de Distribuição de Mudas para Arborização Urbana, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente e Instituto Estadual de Florestas.

Existe também o Mutirão Verde que nos últimos dois anos introduziu em área do Parque Municipal do Mocambo, mais de 3 mil árvores de espécies nativas do cerrado e mata atlântica. O mutirão de plantio no Parque Municipal do Mocambo também conta com importante parcerias público-privadas e apoio técnico do IEF, a participação de estudantes, universitários e grupos de ambientalistas como matéria de educação ambiental e mão-de-obra da Prefeitura Municipal.

"O novo programa Disque Árvore foi criado com o propósito simples de promover a rapidez de entrega e facilitar a população adquirir mudas de árvores para o plantio em calçadas, principalmente na porta das residências que é uma das grandes carências de Patos de Minas no setor ambiental. As áreas verdes são muito importantes para o convívio humano com a climatização de espaços urbanos e com isso a melhoria da qualidade de vida da população", explica Civuca Costa, diretor de Meio Ambiente, idealizador do projeto.

O Disque Árvore também prevê, em casos específicos, a entrega em domicílio de mudas de espécies para a arborização urbana em Patos de Minas.

O programa fez parte das ações de lançamento do projeto Futuro Verde dos alunos do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipam, que busca despertar a consciência ecológica da população e incentivar o plantio de árvores nas calçadas.

As ações ambientais do Futuro Verde dentro do Projeto Integrador aconteceu na manhã de sábado, 7 de novembro, com a distribuição de cartilhas e mudas de árvores, além da instalação de placas educativas em frente a imóveis, comércios e residências no centro de Patos de Minas, chamando a atenção para a importância da arborização urbana.

Vários moradores de condomínios e residentes em áreas urbanas têm procurado a Diretoria de Meio Ambiente para aquisição de mudas de árvores para plantio em espaços públicos. Como manda o figurino da ecologia: "Plantar agora, para depois colher bons frutos".

Futuro Verde: Que cidade queremos no futuro? Disque Árvore.


Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui

Usu�rios On-line