Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Professores e alunos do UNIPAM participam do Intercom Sudeste 2015

Nos dias 19, 20 e 21 de junho, professores do UNIPAM participaram de avaliação de trabalhos e mesas de debate.

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Professores e alunos do UNIPAM participam do Intercom Sudeste 2015
Sicoob Credipatos 3

Os professores dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) marcaram presença do Intercom Sudeste 2015, que aconteceu em Uberlândia (MG), entre os dias 19 e 21 de junho.

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promove, todos os anos, congressos nas cinco regiões do país. Em 2015, Uberlândia sediou o evento que contou com a participação de vários profissionais da área, assim como estudantes. Os congressos regionais procuram estimular a produção científica e promover diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação para consolidar a identidade nacional. O Intercom Sudeste deste ano teve como tema Comunicação e Cidade Espetáculo. Assunto bastante discutido atualmente.

O coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UNIPAM, professor Pedro Henrique Ferreira e os professores Marlon Wender e Rafaela Resende, que participaram de avaliações de trabalhos da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) voltaram cheios de novas ideias e bagagem de conhecimento. Segundo a professora Rafaela Resende e o professor Pedro Henrique Ferreira, fazer parte do Intercom Sudeste 2015 trouxe a oportunidade de trocar experiências com professores de outras instituições e conhecer a realidade de outros alunos. Rafaela Resende, afirmou ainda, que assistir as apresentações ajudou a verificar o que é necessário para desenvolver bons trabalhos e para participar de outros congressos: “O aluno precisa ter interesse no conjunto bibliográfico para evoluir na construção dos trabalhos. Buscar bons autores, referências visuais, debates que despertam o pensamento crítico e assim colocar a mão na massa. Todos esses quesitos são essenciais”. As apresentações para o professor Marlon Wender foram um diferencial dentro do congresso. “O paper apresentado pelos estudantes se mostrou um verdadeiro diferencial competitivo. Para participar das apresentações é muito importante produzir um bom paper”.

Para o coordenador professor Pedro Henrique, o evento trouxe a possibilidade de ver os trabalhos que outras instituições desenvolvem para levar isso pra sala de aula. “É uma forma de atingir os alunos que não puderam comparecer ao evento. Toda essa experiência adquirida pode ser levada a todos os alunos do curso”. Ele afirma que esse evento pode ser o pontapé inicial para novas parcerias. 

Além das avaliações, o professor Marlon Wender participou de uma mesa de discussão, no dia 21, que contou com a presença de profissionais de várias regiões sobre o tema Diferentes, mas iguais: os desafios da formação em comunicação na região sudeste. O professor Marlon salienta pontos altos da discussão, como a preocupação das universidades com a adaptação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que colocam em xeque a união de teoria, técnica e prática, e o uso de clientes reais em trabalhos.

A aluna do curso de Jornalismo Bruna Nunes destacou a palestra Branding x Crise: transformando ódio em amor nas mídias sociais do publicitário Erickson Monteiro: “Ele nos mostrou como a crise que estamos vivenciando pode se tornar algo positivo dentro do mercado da comunicação. Você pode sair de uma agência e se tornar um empreendedor. A estratégia é algo fundamental nesse momento.” Bruna falou que o evento trouxe muito conhecimento colaborando para uma melhor visão da realidade sobre a profissão. “É muito importante você entender como é o mercado da profissão que você escolheu porque ninguém vai passar a mão na sua cabeça, você vai encontrar muitas dificuldades e precisa estar preparado para isso”.
 

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui

Usu�rios On-line