Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Pronascentes realizará plantio de 500 mudas na fazenda Canavial nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, na localidade de CANAVIAL em Patos de Minas

Com ajuda de voluntários, serão plantadas 500 unidades de espécies nativas

Quarta 03/02/2016 - André Amâncio
Pronascentes realizará plantio de 500 mudas na fazenda Canavial nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, na localidade de CANAVIAL em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

A Diretoria de Meio Ambiente, através do Programa Socioambiental de Proteção, Preservação, Recuperação e Conservação de recursos hídricos, nas nascentes pertencentes às microbacias dos rios Paranaíba e São Francisco (Pronascentes), realizará amanhã, 4 de fevereiro, de 8 às 11 horas, mais uma etapa de plantio de mudas.

Rota:

Partindo da Avenida Marabá (sentido posto Cometa ou Polícia do Meio Ambiente), passe a rotatória e continue em frente na estrada de chão - Estrada do Sumaré. Após entrar na estrada de Sumaré passar em frente ao Viveiro de Mudas Valoriza, em frente a Granja DB, virar na segunda entrada à direita, a qual fica ao lado de um fragmento florestal. Seguir em frente aproximadamente 800 metros para se chegar ao destino (Fazenda de Pedro Ailton).

A inauguração do Programa aconteceu no ano passado, dia 22 de março, com o plantio de 100 mudas, em torno de 15 espécies nativas: pororoca, jatobá da mata, pau-de-jangada, saboneteira, tucaneira, angico, jequitibá, dentre outras.

Desde então, o Programa realizou várias ações de conservação e proteção, sendo algumas delas: identificação e mapeamento de todas as espécies plantadas, bem como o replantio e coroamento das mesmas; identificação de todas as nascentes rurais da microbacia; cadastramento de proprietários próximos; visitas e diagnósticos das nascentes nos distritos de Pindaíbas, Alagoas, Pilar e Bom Sucesso; palestras de mobilização para orientadores da rede municipal; visitas guiadas no parque municipal do Mocambo; curso de educação ambiental; construção da barraginha; elaboração do projeto “Água Limpa” com alunos do Conservatório e recuperação da mata ciliar do rio Areado, afluente do São Francisco.

Dando continuidade a este processo, um mutirão de voluntários, incluindo alunos do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), procederão com a próxima etapa, a qual plantarão mais 500 mudas de espécies nativas na fazenda do proprietário Pedro Ailton, a partir de 8h.

Segundo a coordenadora do Pronascentes, Geize Soares, “O Programa almeja desenvolver outros projetos para ações de conservação do solo, cobertura vegetal, proteção de mananciais, redefinição de estradas rurais, construção de barraginhas, conscientização para as práticas de uso racional dos recursos hídricos junto à população e aquisição de recursos oriundos das esferas estaduais e federais para implantação de melhorias ambientais”.

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa

Usu�rios On-line