Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Trabalho de restauração do Homem do Balaio é concluído

Artista plástico finalizou a reforma esta semana. Prefeitura investiu R$ 24 mil na restauração, através de recursos do Fundo de Patrimônio

Terça 26/04/2016 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Trabalho de restauração do Homem do Balaio é concluído
Sicoob Credipatos 3

Quem passar pela Avenida Getúlio Vargas, entre os quarteirões das ruas Marechal Floriano e Farnese Maciel, já poderá ver o monumento “Homem do Campo”, também chamado de "Homem do Balaio", totalmente restaurado. A obra, inaugurada em 1961, volta a estar novinha em folha, graças aos serviços prestados pelo artista plástico José Batista Almeida, 56 anos, natural de Patos de Minas. Pelas suas mãos, e com o apoio de seu auxiliar, Wanderson Silva, a escultura foi totalmente recuperada, da cabeça aos pés.

Foi via processo licitatório, que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, investiu R$ 24 mil na reforma do monumento, utilizando recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural. Para José Batista, cada detalhe no trabalho de reconstrução foi minuciosamente planejado e conduzido, para que a obra mantivesse o mesmo estilo de quando erguida pela primeira vez.

“Foi um processo criterioso e lento, pois precisava resgatar detalhes originais da estátua e do pedestal. Primeiramente, trabalhamos o braço, reconstruindo-o com concreto, ferro e cimento. Em seguida, recuperamos o chapéu, a gola da camisa, a orelha, o nariz, o cigarro de palha, o facão que fica na cintura e as espigas de milho. Todos esses estavam quebrados e foram reconstruídos”, detalhou o artista.

José Batista conta também que o pedestal foi reformado, incluindo o piso superior da estátua. A calçada que rodeia o pedestal também foi recuperada, bem como o gramado no entorno do monumento. Concluindo a recuperação da obra, o artista finalizou retirando as pichações que lá estavam, utilizando tinta especial lavável.

Esta não é a primeira vez que o monumento ao ‘Homem do Campo’ passa por melhorias. No histórico de restaurações, consta que no ano de 2001, o idealizador do projeto, o artista Antônio Dias Lopes, natural da Espanha, esteve em Patos de Minas para trabalhar na recuperação de partes que foram destruídas com o tempo, ou através de vandalismo. Em 2011, a obra foi atacada novamente, e chegou a ter o seu braço arrancado. Mais recentemente, o suporte do monumento havia sido pichado.

Conforme planejado pelo artista José Batista, a conclusão da restauração se dá antes do início das comemorações do mês de maio, que inclui a Fenapraça, agendada para o período de 6 a 15; a passagem da tocha olímpica, programada para o dia 8; o aniversário da cidade, no dia 24; e a Fenamilho, que acontece entre 20 e 30 do mesmo mês.


Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui

Usu�rios On-line