Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Alunos de Psicologia realizam projeto com adolescentes

Terça 30/06/2015 - André Amâncio
Alunos de Psicologia realizam projeto com adolescentes
Sicoob Credipatos 3

Alunos do 7º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram durante o primeiro semestre deste ano, práticas vivenciais e grupos de discussão com adolescentes da Escola Estadual “Dona Guiomar de Melo”. A atividade foi orientada pela professora Mariza Ferreira Leão, por meio da disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas e contou com a participação de aproximadamente 160 alunos da escola.

O objetivo da atividade foi favorecer um espaço de reflexão sobre a morte e as diversas formas pelas quais o adolescente entra em contato com elas. Encorajar a reflexão pessoal sobre a vida, promover o fortalecimento dos recursos internos facilitando a percepção de que é possível fazer escolhas e ter controle de suas vidas, adquirir compromisso e responsabilidade em relação à sua vida.

Segundo a professora Mariza Leão, os adolescentes sentem-se invulneráveis e raramente manifestam a noção de perspectiva da morte. As estatísticas brasileiras apontam índices alarmantes de mortes por causas externas (incluindo homicídios, acidentes e suicídios) entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. “É importante que os jovens conheçam e reflitam sobre essa realidade já que ele está imerso nela, mas não há espaço na escola, na família ou outros contextos para refletir e expressar seus sentimentos e crenças acerca da morte”, afirmou a professora.

Já a professora Joana D’arc dos Santos, coordenadora do curso de Psicologia, acredita que educar os adolescentes para lidar com a morte e permitir que vivenciem seu sofrimento, são aspectos fundamentais para o desenvolvimento emocional e mental deles. Ela acrescenta ainda que, oportunizar espaços como esse para a discussão e interlocução de conhecimento, favorece uma formação diferenciada aos alunos de Psicologia.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp

Usu�rios On-line