Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Sem acordo coletivo, comerciários de Patos de Minas estão impedidos de trabalhar nos feriados

Terça 22/05/2018 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
Sem acordo coletivo, comerciários de Patos de Minas estão impedidos de trabalhar nos feriados
Sicoob Credipatos 3

Até o momento, o impasse permanece: comerciantes e comerciários ainda não homologaram a convenção coletiva. Os termos do acordo entre patrões e empregados são motivo de muita polêmica e nenhuma decisão foi tomada. Por conta disso, o comércio da cidade está impedido de abrir nos feriados. Nesta semana, em que Patos de Minas comemora 126 anos, no dia 24 de maio, os funcionários do setor estão proibidos de trabalhar.

Além do feriado desta quinta-feira, na semana seguinte, também uma quinta-feira, dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi, a situação é a mesma: o comércio não poderá abrir com mão de obra dos empregados de carteira assinada. Quem explica é o presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos de Minas e Região, Ascendino César. “Nem só por falta da convenção coletiva, mas também por conta das leis trabalhistas que garantem ao funcionário trabalhar apenas nos feriados acordados em convenção coletiva”, disse.

As negociações entre a categoria se arrastam desde o mês de março, data base da categoria, mas nenhuma das partes aceitou firmar um acordo. Os sindicalistas alegam que há desrespeito com a categoria, pois o sindicato patronal apresentou um reajuste considerado pífio e que não atende aos anseios dos trabalhadores. “É uma vergonha; é o mesmo que nós estarmos voltando aos tempos de escravidão no país. Não podemos aceitar aquele tipo de proposta”, contou César.

Ainda de acordo com o presidente, uma nova proposta de acordo salarial foi apresentada ao sindicato patronal. Os representantes dos trabalhadores estão otimistas e esperam chegar, em breve, a um acordo com os comerciantes. Agora, a pedida da categoria é de um reajuste salarial de 6,25%.

Politecnico

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp

Usu�rios On-line