Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Samu de Patos de Minas promove encontro de capacitação para profissionais do sistema de atendimento de urgência

Núcleo de Educação e Urgência promoverá debates quinzenais

Terça 27/03/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Samu de Patos de Minas promove encontro de capacitação para profissionais do sistema de atendimento de urgência
Sicoob Credipatos 3

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos de Minas, através do Núcleo de Educação e Urgência (NEU), realizou, nesta terça-feira (27), o primeiro de uma serie de encontros voltados para a capacitação e formação contínua dos profissionais do serviço de atendimento. Na oportunidade, profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) e estagiários do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) puderam aperfeiçoar seu conhecimento.

De acordo com o médico e diretor geral do SAMU Patos de Minas, Alexander Gonçalves de Sousa, os encontros são um método de capacitação, integração e discussão dos problemas corriqueiros que acontecem durante a realização dos atendimentos. “São trocadas experiências e, com isso, a nossa equipe vai buscando um senso comum que irá aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população”, afirmou o diretor geral.

O Diretor Geral explica ainda que a equipe do SAMU Patos de Minas foi divida em quatro grupos, em que cada enfermeiro é responsável por uma equipe que recebe um tema para ser desenvolvido e todos os membros da equipe têm o dever de participar do processo e auxiliar na preparação de conceitos resolutivos ao problema exposto. “Quando o trabalho de construção de alternativas é concluído, cada equipe apresenta a intercorrência e, com isso, é feita a discussão”, acrescenta Alexander Sousa.

Além disso, o diretor do órgão municipal ressalta que esses encontros são necessários, pois os profissionais do serviço lidam diariamente com circunstâncias de alto estresse, que é o atendimento ao paciente com risco iminente de morte. “O serviço que o SAMU realiza não permite no momento em que ele é feito titubear em relação ao procedimento a ser adotado. Então, quando você já faz uma discussão prévia sobre todos os problemas que nós encontramos no dia a dia, isso faz com que cada vez que aconteça o atendimento ao paciente, o SAMU esteja cada vez melhor”, reiterou o diretor geral.

Segundo Alexander Sousa, posteriormente, esses encontros serão levados à população, através do projeto Samuzinho, e de aplicação de simulações de atendimento ou desastres. “A população faz parte da equipe e nossa filosofia é sempre contar com a ajuda de todos, porque juntos somos mais”, ressaltou.
 

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa