Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Professores da rede estadual encerram greve; aulas serão retomadas na segunda-feira

Sexta 20/04/2018 - André Amâncio
Fonte: Clube Notícia
Professores da rede estadual encerram greve; aulas serão retomadas na segunda-feira
Sicoob Credipatos 3

Os professores da rede estadual decidiram encerrar a greve, que já durava 42 dias. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), os trabalhadores interromperam temporariamente a paralisação e decidiram voltar ao trabalho na segunda-feira. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou, por meio de nota no início da noite, que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a decisão da categoria.

A greve dos educadores teve início em 8 de março. A categoria reivindica o cumprimento do acordo salarial estipulado pelo governador de Fernando Pimentel (PT) em 2015. Esse acordo, feito com o estado,previa três atualizações nos salários (2016, 2017 e 2018), além do pagamento de abonos, para que este ano a categoria equiparasse os vencimentos mínimos por uma jornada de 24 horas ao piso nacional aplicado no Brasil. Além disso, o sindicato questiona o parcelamento dos salários, do 13º salário, a ausência de repasses para o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), passivos da carreira, férias-prêmio para quem se aposentou, entre outros problemas.

Nessa terça-feira, foi protocolada na ALMG a Proposta de Emenda à Constituição do Piso Salarial, que contou com a assinatura de 72 deputados. A matéria, que já está em tramitação, elimina a necessidade de um projeto de lei específico anualmente e assegura que o vencimento inicial das carreiras de professor de educação básica, especialista em educação básica e analista educacional na função de inspetor não será inferior ao piso nacional.


Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui

Usu�rios On-line