Unipam Nota 5
Unipam Nota 5

Professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza morre em Patos de Minas

Sexta 12/04/2019 - André Amâncio
Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas
Professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza morre em Patos de Minas
Auto Socorro Patense

Faleceu na tarde desta sexta-feira (12), em Patos de Minas, o professor e ex-vereador Salvador Rodrigues de Souza. O velório acontece a partir das 20 horas, no velório Bom Pastor. Ainda não há informação sobre o horário do sepultamento, que será neste sábado.

Salvador Rodrigues de Souza nasceu no dia 12 de janeiro de 1941, na cidade de Corinto/MG. É filho de Domingos Rodrigues de Almeida e Nadir de Souza Rodrigues. Casado com Ilma Glória Rodrigues, com quem tem 4 filhas Cátia, Cássia, Lívia e Lara e 5 netos.

Trabalhou como Auxiliar de Contabilista e de Escritório nas cidades de Santa Luzia e Belo Horizonte no ano de 1960 e, em 1961, começou sua vida acadêmica atuando como professor em diversas disciplinas, dentre elas: Inglês, Latim, Francês, OSPB, História, Português, Redação e Literatura Brasileira. Ministrou aulas em muitas escolas da região e em Patos de Minas, contribuiu para a formação de muitos alunos das escolas: Professor “Zama Maciel”, Colégio Marista, Professor “Silvio de Marco” (Colégio da Penha), Escola Normal, Colégio Objetivo e ainda em Cursinhos.

Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas, no ano de 1974 e possui Especialização em Teoria da Literatura e em Linguística, pela Universidade Federal de Viçosa, em 1994.

No ensino superior, Salvador Rodrigues ministrou aulas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas de 1984 a 2006, nas disciplinas: Língua Portuguesa II, Línguas e Literatura Latina e Francesa. Na Faculdade TECSOMA, de Paracatu, foi professor de Filologia Românica de 2002 a 2004.

Proferiu várias palestras e debates sobre Educação e Organização de Classe em diversas cidades no Estado de Minas Gerais.

Sua vida política foi marcada por muitas lutas e vitórias. Em 1971, elegeu-se vereador do município de São Gonçalo do Abaeté/MG. Em 1979, com vários educadores, percorreu todo o Estado de Minas para criar um dos maiores sindicatos do país que é o Sind-UTE/MG. Fundador e Presidente do Diretório do PT de Patos, sendo em 1982 candidato a Prefeito e posteriormente a Dep. Estadual, alcançando a suplência. Em 1988, foi eleito vereador pelo partido, quando se destacou como legislador e fiscalizador. Foi reconhecido pelo povo e pela mídia local, como um dos vereadores mais ativos na elaboração da Lei Orgânica do nosso Município.

Salvador Rodrigues também exerceu importantes atividades culturais no nosso Município, tais como:

Presidente do Centro Cultural Rui Barbosa (72/76);

Diretor do Jornal “Folha Diocesana” (76/78);

Colaborador semanal nas revistas; “A Debulha” (82/86), “Alpha” (Curso de Letras 71/72), e colaborador do livro “Patos de Minas: Cem Anos de Literatura e Um Século de Poesia” (92);

Autoria do romance inédito “Pedras para Nina?”;

Participação nas atividades: Palco Móvel, Comissão Pró-Casa da Cultura, Encontrão “Cantar na Praça”, Carnaval de Rua (Clubinho), “Noite da Poesia!.

Salvador Rodrigues, professor, sindicalista, político, humanista, escritor, poeta, jornalista e agente cultural. “Por ser múltiplo e andarilho das utopías, é cidadão do mundo. Pela sua história de vida é cidadão patense”.


Compartilhe


Comentários

Moda Festa
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Moda Festa
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Zeppelin Lanches