Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Prefeitura realiza levantamento da fauna do entorno do Aterro Sanitário

Pesquisa visa à renovação da licença ambiental do Aterro e da preservação de espécies da região

Sexta 24/03/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Prefeitura realiza levantamento da fauna do entorno do Aterro Sanitário
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através de uma parceria firmada com a Faculdade Patos de Minas (FPM), está desenvolvendo, durante o mês de março, o levantamento primário da fauna das áreas de influência do Aterro Sanitário Municipal de Patos de Minas, com o objetivo da renovação de licença da atividade.

Além do objetivo principal, o conhecimento acerca da fauna de um determinado local subsidia dados de fundamental importância para procedimentos de conservação destes animais, bem como direciona projetos de educação ambiental. Sendo assim, foi firmada a parceria com Núcleo de Educação Ambiental da FPM e o projeto tem apoio do curso de Medicina Veterinária e dos técnicos de laboratório.

Os alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária da instituição de ensino participaram, de forma ativa, juntamente com o professor e biólogo, Saulo Gonçalves, dos levantamentos primários, colocando em prática o que foi aprendido em sala de aula na disciplina de Ecologia e Ambiente.

Dessa maneira, os alunos, juntamente com os professores e as biólogas, Eni Amaral e Kelly Amorim , e a engenheira florestal, Sophia Vieira da Prefeitura de Patos de Minas, estão realizando, durante o mês de março, visitas sistemáticas ao empreendimento e seu entorno, onde já foram identificadas diversas espécies de aves, mamíferos, repteis e anfíbios. O levantamento é baseado em métodos diretos como a visualização do animal com uso de câmeras e armadilhas fotográficas – câmeras trap e métodos indiretos como o reconhecimento de vocalizações, pegadas, tocas, ninhos, fezes, além de entrevistas com pessoas que residem ou trabalham na região de estudo.

Os dados coletados serão devidamente preparados e irão compor o Relatório de Controle Ambiental do processo de licenciamento, porém, posteriormente, serão elaborados artigos para que possam ser divulgadas as listas para conhecimento de toda a população patense e comunidade acadêmica, através de comunicações cientificas.

A bióloga da diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas, Eni Amaral, destacou a importância da parceria com a FPM, principalmente, pela cooperação técnica e científica fornecida, contribuindo para a relevância e confiabilidade do estudo que está sendo realizado. “Além disso, percebemos que a parceria é uma oportunidade para o estreitamento de laços entre os alunos, futuros profissionais, com os órgãos governamentais, destacando-se também a função social e ambiental da Faculdade Patos de Minas”, ressaltou a bióloga.

Politecnico

Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp