Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Pinheirense que sempre estudou na rede pública passa em medicina na UFU

Quinta 27/07/2017 - Aislan Henrique
Fonte: JP Agora
Pinheirense que sempre estudou na rede pública passa em medicina na UFU
Sicoob Credipatos 3

Autodisciplina, esforço e persistência são palavras que servem para descrever o pinheirense Alencar Pereira Santos, que passou recentemente no vestibular de medicina da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). De família simples e com ensino na rede pública, ele se tornou orgulho e inspiração para a família e amigos, que esperam que o pinheirense possa concluir a universidade.

Mãe de Alencar, Julvânia conta que ao receber a notícia ficou espantada e maravilhada. No entanto, ela disse que já esperava essa conquista do filho que sempre se esforçou. “Ele estudou em escolas públicas e quando eles quiserem levá-lo para uma escola particular eu não autorizei que ele fosse como bolsista. As pessoas falavam: ‘olha, escola pública não consegue passar em federal, para fazer alguma faculdade tem que ser particular’. Então para mim foi uma vitória ele conseguir”, afirma, orgulhosa.

No entanto, o caminho teve vários percalços, superados com muita força de vontade e motivação. Alencar conciliava os estudos com o trabalho para poder ajudar em casa. Mas em época de vestibular, ele priorizava os estudos. “Eu criei ele sozinha, sou mãe de três filhos, e agora tem sete meses que casei. Sou funcionária pública e recebo apenas um salário. E a cada três meses perto do Enem ou de outro vestibular ele parava de trabalhar. Era só eu para pagar internet, água, mercado, energia. E fiz com a maior satisfação. Se precisasse, faria de novo”, relata Julvânia.

A principal maneira de estudo era pela internet, por meio de cursinhos online. “Me preparei vendo vídeo aulas. E a principal coisa que eu fiz e foi o diferencial foi que peguei todos os vestibulares de 2009 para cá e fiz todos. Então deu para ter uma boa compreensão de como é a prova”, explica.

Os amigos de Alencar deram total apoio. Guilherme Barbosa lembra que quando ficou sabendo do resultado não ficou surpreso, pois já sabia do empenho do seu amigo. “A gente já esperava, ele é uma pessoa muito determinada, se esforçou muito. Então o sentimento é de bastante alegria”, diz, emocionado.

Vivendo um sonho, Alencar acredita que medicina é para todos e não se restringe a quem estudou em escola particular. “Eu não me considero uma pessoa inteligente, me considero uma pessoa esforçada, há dois anos que eu tento passar, já é o quarto vestibular que prestei”, conta, mostrando que, com muita dedicação, é possível.

Com o ensino fundamental feito em três escolas públicas diferentes e o ensino médio concluído na Escola Estadual Capitão Esperidião, Alencar dedica a vitória a todos que o ajudaram. “Primeiramente eu agradeço a Deus, em segundo lugar aos meus amigos e familiares e a todos que acreditaram, foram dois anos de muita dificuldade. Eu me esforcei e amadureci muito como pessoa, hoje eu penso diferente. E se fosse para eu tentar outra vez e não tivesse conseguido eu ia continuar tentando até conseguir”, afirma.

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui