Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Parceria entre Prefeitura de Patos de Minas e Unipam garante criação do Centro de Saúde Escola

A nova opção de atendimento a saúde pública de Patos de Minas será intermediaria entre os postos de saúde e a UPA

Quinta 22/02/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Parceria entre Prefeitura de Patos de Minas e Unipam garante criação do Centro de Saúde Escola
Sicoob Credipatos 3

A Prefeitura de Patos de Minas e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) assinaram um Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) com o objetivo de implantar um Centro de Saúde Escola, nas dependências do Centro Clínico Universitário, situado na Avenida Marabá.

O Centro de Saúde Escola vai funcionar no Centro onde, atualmente, já está instalada a Clínica de Especialidades e será uma unidade de atendimento que estará classificada entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte VIII. Segundo o Vice-Prefeito de Patos de Minas, Paulo Mota, que representou o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves na reunião para fechamento da parceria, aqueles casos mais simples, de sutura simples, que necessitem de consulta, serão feitos no Centro Clínico, bem como alguns exames complementares.

O horário de funcionamento será das 10h da manhã até às 22h, o que possibilitará que a UPA e o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), tenha um suporte maior para atendimentos e proporcionará que os alunos do curso de medicina do Unipam, tenham como fazer um trabalho de campo na área de graduação. “Essa parceria fará com que Patos de Minas tenha um Centro de Saúde que não é uma UBS nem uma UPA, mas que irá atender, exclusivamente, a população de Patos de Minas, com atendimentos podendo ser parte agendados, através dos postos de saúde e parte com demanda espontânea”, disse Paulo Mota.

No Centro de Saúde Escola não haverá internação e pacientes de outras cidades não serão atendidos. As demandas da UPA também não poderão ser direcionadas para o Centro de Saúde. “É um reforço a mais para a saúde da população, em que a nova unidade vai atender demandas que acabam sobrecarregando outros serviços de saúde”, explicou Paulo Mota.

O Centro de Saúde não irá substituir a UPA, mas será uma unidade de atendimento para quem precisa apenas de uma consulta médica de mais urgência, uma vez que a UPA atende a casos mais graves, de mais emergência. Segundo o vice-prefeito, um exemplo é se a pessoa quebrou um braço ou uma perna. Neste caso, ela deverá procurar UPA. Se estiver com diarreia, cólica de rins, ela poderá se dirigir ao Centro de Saúde Escola.

O que é um COAP

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) é um acordo de colaboração firmado entre os entes federativos, no âmbito de uma Região de Saúde, com o objetivo de organizar e integrar as ações e os serviços de saúde na Região, para garantir a integralidade da assistência à saúde da população.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Zeppelin Lanches