Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Operação das polícias Civil, PM e PRF contra crime organizado prende 26 pessoas

Sexta 23/02/2018 - André Amâncio
Fonte: JP Agora
Operação das polícias Civil, PM e PRF contra crime organizado prende 26 pessoas
Sicoob Credipatos 3

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), desencadeou nesta quinta-feira (22) a Operação Mercúrio, para combater os criminosos que têm atuado na BR-040, mais especificamente na região de Luizlândia do Oeste (JK).

Denominada em alusão ao deus romano protetor dos comerciantes e viajantes, a Operação Mercúrio reuniu 271 agentes das três polícias, resultando na prisão de 25 pessoas e na apreensão de uma arma de fogo e uma réplica de submetralhadora, além de munições, vários celulares, documentos, notas fiscais, materiais possivelmente oriundos dos furtos e roubos e aproximadamente 1.000 reais em dinheiro.

Segundo o delegado da 16ª Região, Marcos Tadeu, diversas equipes cumpriram de forma simultânea vários mandados de busca e apreensão e mandados de prisão em Luizlândia do Oeste, Três Marias, Patos de Minas, Uberlândia, São Gonçalo do Abaeté e Belo Horizonte, tudo de forma profissional e segura, sem a necessidade de efetuar disparos.

O delegado da Polícia Civil em João Pinheiro, Anderson Rosa, afirmou que a investigação partiu da equipe pinheirense, a partir das inúmeras ocorrências na região do JK, em especial roubos de ônibus, de cargas de caminhões e também de fazendas. “Foram oito meses de investigação e hoje conseguimos o desfecho, cumprindo alguns mandados de prisão dos 46 expedidos pela Justiça local e 76 mandados de busca”, disse.

A organização era estruturada e numerosa e possuía ramificações para além de João Pinheiro. Funcionava da seguinte forma: os bandidos roubavam um carro qualquer na rodovia e o escondiam. Posteriormente, o veículo era usado para assaltar algum ônibus ou caminhão, que era recolhido até uma estrada vicinal, onde ocorria o roubo.

“Temos uma estimativa que em 2016 e 2017 foram registradas mais ou menos 200 ocorrências em cada ano desse tipo de crime. Também ocorriam roubos em fazendas, com o intuito de encontrar armas de fogo”, afirmou o delegado.

Os indivíduos detidos, que não tiveram os nomes divulgados para não atrapalhar o andamento das investigações, serão enquadrados de acordo com inquérito, que aponta para a formação de organização criminosa. Mas, além disso, estão ligados a esse inquérito quase 150 outros que apuram roubos e furtos, cuja maioria já possui autoria indicada e que, segundo o delegado Anderson Rosa, a operação de hoje vai ajudar na conclusão desses inquéritos.

“O próximo passo será localizar os alvos que não foram presos hoje e concluir o inquérito, fechando o que foi arrecadado hoje e investigando a origem dos materiais apreendidos para conferir materialidade e fazer o link da materialidade com a autoria dos crimes”, finalizou.

Politecnico

Compartilhe


Comentários

Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
MT Imports