Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Médicos cubanos participam de audiência com Prefeito José Eustáquio

Terça 20/11/2018 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
Médicos cubanos participam de audiência com Prefeito José Eustáquio
Sicoob Credipatos 3

Três dos quatro médicos cubanos que trabalham em Patos de Minas pelo Programa Mais Médicos participaram de uma reunião com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Eles compareceram à Prefeitura para saber como fica a situação deles depois da saída de Cuba do programa.

De acordo com o Prefeito, ainda não há nenhuma orientação oficial do Ministério da Saúde em relação aos médicos cubanos e que eles deveriam continuar em seus postos de saúde, prestando os serviços de saúde à população.

O médico Osiris Herrera Lopes atua desde março de 2014 na Unidade de Saúde do Bairro Jardim Paulistano. Já a médica Kátia Clara Cintra Tornes faz parte da Equipe do PSF 22 que atende distritos como Areado, Bomsucesso e Major Porto e comunidades como Ranchinho, Vertentes, Firmes, cabeceira do Areado, Cabeceira do Chumbo, Moreiras, horizonte Alegre, Santa maria. Ela também chegou em 2014. O médico cubano Alfonso Leonardo Reys atua no posto de saúde o bairro Jardim Esperança também chegou a Patos na mesma época que os outros dois. Eles conversaram com o Prefeito a respeito de sua permanência no programa, uma vez que os três constituíram família no Brasil. Apesar de não estar presente, a médica Ismaray Fuentes, que chegou ao Brasil em 2017 e atua na Unidade do Bairro Sebastião Amorim, foi representada pelos colegas.

De acordo com o Prefeito, como o Programa Mais Médicos é federal, precisa haver uma definição do Ministério da Saúde sobre como ficarão os casos daqueles médicos que já têm família no país. Ele também aguarda o posicionamento quanto a questão do exame revalida, prova que certifica os médicos estrangeiros e dá direito a eles de atuarem no Brasil de forma legal. “Lamentamos essa situação e esperamos que seja feito o melhor para todos, para que não só os médicos cubanos, mas os pacientes atendidos por eles não fiquem prejudicados”, ressaltou o prefeito.

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (20), o Edital nº 18, de 19 de Novembro de 2018 - Adesão de Médicos ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde - Projeto Mais Médicos para o Brasil. Confira o Edital. No documento, as quatro vagas que eram ocupadas pelos médicos cubanos constam para preenchimento. Confira as vagas para Patos de Minas.


Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports