Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Leitora denuncia envenenamento de animais no bairro Planalto

Quinta 22/09/2016 - André Amâncio
Leitora denuncia envenenamento de animais no bairro Planalto
Sicoob Credipatos 3

Uma leitora entrou em contato com o Patos Agora para denunciar o envenenamento de cães que, segundo ela, vem acontecendo com freqüência no bairro onde ela reside, o bairro Planalto. De acordo com a Fabiola, cerca de 12 cães já foram envenenados na região e, este cachorro que aparece na foto, morreu em cerca de 30 minutos, devido a quantidade e potência do veneno ingerido.

Envenenar animais é crime

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.
 


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Zeppelin Lanches