Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Creche de distrito de Rio Paranaíba tem atividades paralisadas após surto de vírus contagioso

Quarta 24/04/2019 - André Amâncio
Fonte: Gilberto Martins/Paranaíba Agora
Creche de distrito de Rio Paranaíba tem atividades paralisadas após surto de vírus contagioso
Sicoob Credipatos 3

Nos últimos dias surgiu nas redes sociais vários questionamentos sobre um possível surto de um vírus contagioso no distrito de Chaves. Nossa reportagem, assim que tomou conhecimento no fato, entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal para obtermos melhores informações sobre o caso.

Através de nota, enviada à nossa redação na tarde desta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde confirmou que realmente está tendo um surto da síndrome mão-pé-boca que, segundo as informações, a enfermidade é contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, sendo comum na infância antes dos cinco anos de idade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os sintomas característicos da doença mão-pé-boca são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões, aparecimento na boca amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas. Também podem aparecer erupção de pequenas bolhas em geral na palma das mãos e nas plantas dos pés, mas podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.

Ainda segundo a nota, somente uma creche no distrito de Chaves evidenciou o problema e que, os diretores de todas as unidades estão orientados a avisarem os pais sobre o problema e os aconselharem a levarem os filhos ao médico logo nos primeiros sintomas da doença. A orientação é para que os pais também solicitem aos médicos um atestado para que os filhos permaneçam em casa para evitar um surto da doença na cidade.

Uma unidade de saúde foi até a localidade para fazer um diagnóstico sobre a real situação e ficou constatado que os procedimentos adotados estavam corretos e foi orientado para que as atividades no local fossem paralisadas para desinfecção do ambiente, para evitar a propagação do vírus.

A Secretaria de Educação então aconselha aos pais para não levar os filhos a creche por estes dias, pois a doença é contagiosa. De acordo com as informações, as atividades na creche em Chaves serão retomadas no próximo dia 06 de maio, uma vez que o local passará por um processo de desinfecção do ambiente e medidas de segurança também serão tomadas para a não propagação da doença.

Uma reunião com os pais das crianças que residem em Chaves também será realizada, onde a Secretaria de Saúde passará informações sobre a situação e procedimentos que devem serem tomados por todos para o controle da doença.

A Secretaria da Educação encerra a nota salientando que este não é um caso isolado, uma vez que várias cidades já constataram casos dessa doença nas crianças e ressaltou que os pais devem prestar mais atenção nos filhos para que tomem procedimentos sobre os primeiros sintomas do aparecimento, já que não existe uma vacina contra a doença.

Terabyte-720

Compartilhe


Comentários

Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp