Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Córrego seca e produtores rurais sofrem com a falta d’água

Produtores Rurais da Prata e Distrito de Galena são os mais atingidos. Choveu este ano 220 milímetros à menos.

Quinta 17/08/2017 - André Amâncio
Fonte: PO Hoje
Córrego seca e produtores rurais sofrem com a falta d’água
Sicoob Credipatos 3

Os produtores rurais de Presidente Olegário vivem uma situação dramática há pelo menos 3 anos, eles dependem dependem de caminhão-pipa para ter água em suas propriedades. Por causa da falta de chuva no município, o  córrego que abastecia dezenas de produtores está completamente seco.

A situação das famílias de comunidades rurais da Prata e Galena a cada ano piora devido a falta de chuvas. Sol escaldante e pastos secos. Está complicado enfrentar a seca sem água nem para o consumo das famílias. Dona Sueli Ramos, 39 anos, mora em uma fazenda disse que está difícil sem chuva.

Na propriedade de Dona Sueli, o córrego conhecido como Córrego Vazante na região da Prata a última água foi bombeada nesta quinta-feira (17), e está completamente seco. “Agora vamos contar com o apoio das pessoas da prefeitura para servir água e conseguir sobreviver” disse dona Sueli ao Pohoje.

No córrego, no lugar da água, hoje, há pedras e capim. No lugar onde era feita a captação da água ainda restava um pequeno poço que agora não é suficiente para fazer a bomba funcionar. “A água a prefeitura traz tem que ser regrada e é somente para as criações,  água pra beber esta vindo no leiteiro de Presidente Olegário” explicou a produtora rural Sueli Ramos.

Ainda segundo Dona Sueli Ramos a água que o caminhão pipa entrega geralmente atende o máximo uns três dias e tem que esperar o reabastecimento. “Deus sabe o que faz pra nois pegamos com ele todos os dias pra chover e para que o caminhão pipa venha também”, falou desolada a produtora.

O caminhão abastece o reservatório e outras caixas colocadas ao lado para o gado beber. No município de Presidente Olegário não chove desde do dia 15 de junho, quando choveu 6,8 milímetros segundo a Estação de Tratamento da Água – ETA – da Copasa.

Este ano segundo a ETA choveu 574,5 mm até está quinta-feira (17), enquanto no mesmo período em 2016, choveu 795 mm, ou seja, esse ano choveu 220,5 mm à menos em Presidente Olegário.

O secretário de Agricultura Júlio Reis disse que o Governo de Minas decretou Situação de Emergência devido a escassez hídrica nas regiões, Norte, Noroeste (Presidente Olegário), Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri e Vale do Rio Doce.

Em Presidente Olegário o município através do Decreto Municipal nº 989/2017 Declarou situação anormal caracterizada como situação de Emergência nas áreas afetadas pela estiagem no município.

Júlio Reis explicou que apesar da dispensa de licitação devido a emergência, mesmo assim foi feito um pregão e presencial e foi contratato um caminhão pipa como apoio a outra caminhão da prefeitura para atender os produtores rurais.

Segundo o secretário desde meados de julho a prefeitura vem fornecendo água as comunidades rurais de acordo com a demanda existente.

No portal do Clima Tempo a previsão é chuva nos próximos dias.  De acordo com a previsão deve chover 7 milímetros em Presidente Olegário até a próxima semana.


Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
Zeppelin Lanches