Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Com grande público, socióloga renomada realiza palestra em Patos de Minas

Com vigor renovado e motivado ao trabalho, o público presente aplaudiu de pé, após o término da palestra

Segunda 07/08/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
 Com grande público, socióloga renomada realiza palestra em Patos de Minas
Sicoob Credipatos 3

O Workshop com a socióloga Lourdes Atié sobre o tema “Qualidade do tempo em ambiente escolar: A Escola como comunidade de aprendizagem” realizado na semana passada foi um sucesso. Esta é a avaliação da secretária Municipal de Educação, Fabiana Ferreira Santos. O evento aconteceu no Ginásio do bloco L do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e foi uma parceria da Semed com o Unipam e o “Programa Escolar” da Faber Castell.

A secretária de Educação, Fabiana Ferreira, informou que a expectativa de público era grande e, mesmo assim, a organização ficou surpresa com o comparecimento da comunidade escolar. “Esperávamos um público grande, é ele de fato veio, os alunos da licenciatura, os professores da rede municipal de ensino, dez secretários municipais de educação de municípios vizinhos, todos em busca de repensar a escola e melhorar a qualidade do ensino em suas instituições”, avaliou a secretária.

Segundo ela, o professor deve estar em contínua aprendizagem, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos. “Os eventos de formação continuada são pré-requisitos para que a escola consiga oferecer serviços de qualidade. Se o professor não buscar um desenvolvimento profissional contínuo, se ele não tem possibilidade de continuar estudando, trocando ideias, conversando sobre a sala de aula, sobre a Educação, nós não teremos uma escola de sucesso, atualizada, que corresponda às demandas atuais”, analisou Fabiana Ferreira.

O tema tratado pela socióloga, Lourdes Atié, que detém vasta competência na realização de palestras e capacitação de professores arrancou sonoros aplausos dos expectadores. Com bastante competência, ele levou ao Ginásio, uma discussão de qualidade que discutiu o contexto atual do mundo e suas transformações e a consequente e necessária mudança na escola. “O professor também precisa mudar, já que há um novo contexto e as novas demandas, as novas possibilidades. O profissional precisa de um novo olhar para o aluno e para o tempo de aprender, então, é uma discussão muito pertinente para os educadores de Patos de Minas e também para os alunos que estão se formando para serem professores”, completou Fabiana Ferreira.

A secretária explicou ainda que a parceria com a Faber Castell só foi possível, através do “Programa Escolar”, que é uma iniciativa de responsabilidade social da empresa, onde são ministradas capacitações aos professores do país. Segundo ela, Patos de Minas foi incluída na rota do programa e são iniciativas como essas que chegam como apoios importantes para os municípios, na capacitação dos profissionais da rede pública.

Quebrando paradigmas

A palestrante Lourdes Atiê tem um currículo rico e viaja o país pelo programa da Faber Castell. Editoria da revista Pátio, que é a maior revista de educação do país, ela faz parte das comissões julgadoras dos maiores concursos nacionais que validam a experiência exitosa de professores e gestores.

Para a professora de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Paulo de Amorim do distrito de Pindaíbas, Tânia Aparecida Moreira Santos, a palestra ministrada por Lourdes Atiê foi proveitosa, visto a grande experiência da palestrante que expõe em sua fala a realidade em que se vive nas escolas. “O conhecimento a palestrante é muito grande. O que ela falou é o que nós vivemos em sala de aula, já que está tudo muito ligado com a nossa realidade, com o dia a dia de nossos alunos”, avaliou a professora.

Para Lourdes Atiê, nas escolas atuais não se têm mais espaços definitivos, eles são múltiplos. Não existe mais laboratório de informática, não existe mais biblioteca, os lugares são multifuncionais, a escola é sem dúvida um espaço multiuso de estudos. “Aprende-se no pátio, na sala no corredor, na cozinha, na quadra, em qualquer lugar. A escola que nós temos que construir é simples, não precisa de um monte de equipamentos, de brinquedos. Ela precisa de gente. Confundimos brinquedo com brincadeiras, o menos vale mais, precisamos de diálogo, da relação. Isso é significativo, já que quando há o contato pessoal, a aprendizagem flui de uma maneira incrível”, explicou a socióloga em um trecho de sua palestra ministrada mais de 700 pessoas entre alunos de pedagogia, letras, história, secretários municipais, diretores e professores da rede municipal de ensino.

O coordenador e professor dos cursos de História e Pedagogia do Unipam, Marcos Rassi, elogiou bastante a palestrante devido a sua experiência, qualidade e pela forma como ministrou a palestra. “A profundidade de sua fala, o espírito transgressor, no sentido de romper os paradigmas da escola do século passado, tocaram a todos nós”, ressaltou Marcos.

Politecnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
MT Imports
Zeppelin Lanches