Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

CICC e Comped fazem alerta sobre cuidados em dias chuvosos

Quando começar a chover forte, fique atento! Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (Disque 193). o Samu (192) e a Defesa Civil do Município

Quarta 13/12/2017 - André Amâncio
Fonte: Prefeitura de Patos de Minas
CICC e Comped fazem alerta sobre cuidados em dias chuvosos
Sicoob Credipatos 3

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Patos de Minas emitiram, ontem (12), um alerta à população sobre os cuidados necessários à proteção da saúde e vida das pessoas durante o período chuvoso, quando ocorrem eventos adversos, tais como: chuvas intensas e/ou prolongadas, inundação (enchentes e enxurradas), deslizamento, alagamento, granizo, vendaval, descarga atmosférica, dentre outros.

Na ocorrência das chuvas, aumentam os riscos de aparecimento de doenças como a leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, além de acidentes com animais peçonhentos, devendo ser redobrados os cuidados gerais com a água e os alimentos consumidos, com a higiene pessoal e do ambiente, com o destino das fezes de animais e humanos e do lixo.

CUIDADOS COM A ÁGUA PARA USO DOMÉSTICO E CONSUMO HUMANO

A água usada para beber, para uso pessoal e para fazer comida deve ser tratada, antes do seu uso, da seguinte maneira:
- Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo.
- Aplicar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5%, a cada um litro de água.
- Deve-se aguardar 30 minutos para poder consumir a água.

Na falta do Hipoclorito, é necessário filtrar e ferver a água a ser consumida. Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Ferver a água que você vai utilizar para consumo durante 5 minutos. Logo após, “bata” a água, passando o líquido de uma vasilha limpa para outra vasilha limpa. Este procedimento de “bater” a água fervida permite a sua oxigenação, melhorando o seu sabor.

Atenção! Lavar sempre as mãos e braços antes mexer com água, separar e utilizar uma vasilha limpa para armazenar água tratada para beber. A água tratada com hipoclorito de sódio a 2,5% deve ser consumida no mesmo dia.

LIMPEZA E DESINFECÇÃO DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA (CAIXA D’ÁGUA)

A caixa d’água deve ser lavada e desinfetada, seguindo as seguintes instruções para limpeza e desinfecção:
- Fechar o registro (ou boia), impedindo a entrada de água na caixa. Remova toda a água da caixa. Depois lavar o fundo e as paredes com escova e água. Não use sabão, detergente ou outros produtos. Use luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés. Retirar a água e resíduos da escovação com panos, deixando a caixa totalmente limpa.
- Encher a caixa com água limpa, acrescentando 1 (um) litro de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada mil litros de água do reservatório. Deixar agir por duas horas para desinfecção do reservatório e canalizações.
- Passado tempo determinado para desinfecção fechar a entrada de água na caixa (registro ou boia), esvaziar a caixa novamente com a mistura desinfetante (abrir torneiras e ativar a descarga). Encher finalmente a caixa com a água para poder ser utilizada.
- Anote do lado de fora da caixa d’água a data da limpeza, repetir o procedimento de limpeza e desinfecção a cada seis meses, mantendo-a sempre protegida e tampada para evitar acesso de mosquito e outros insetos, roedores e outros pequenos animais.

CUIDADOS COM OS ALIMENTOS

- Manter os alimentos devidamente acondicionados, em latas ou recipientes fechados, fora do alcance de roedores, insetos e outros animais.
- Lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipular os alimentos.
- Alimentos em estado natural, que tiveram contato com as águas de enchente, devem ser inutilizados, pois sofrem transformações quando em contato com as águas da enchente e se contaminam facilmente.
- Alimentos enlatados devem ser descartados quando as latas estiverem amassadas, enferrujadas ou semiabertas (inutilizar).
- Alimentos que não devem ser aceitos em caso de doações: sobra de alimentos, leite e derivados não pasteurizados, alimentos perecíveis, ou com prazo de validade vencido.

DESINFECÇÃO DOS IMÓVEIS

Evitar o contato da pele com água e lama de enchentes:
- Usar sacos plásticos duplos nas mãos e pés ou luvas e botas. Quando o contato da água for inevitável, a única forma de reduzir os riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Com a ocorrência de algum sintoma da enfermidade, relatar ao médico sobre o contato com águas de enchente ou lama.

LIMPEZA DA LAMA RESIDUAL DAS ENCHENTES

Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas. Recomenda-se retirar a lama (protegido com luvas e botas de borracha ou sacos plásticos duplos), pois ela tem alto poder infectante e nessas ocasiões fica aderida aos móveis, paredes e chão.
- Lavar o local com água e sabão, desinfetando a seguir com a solução de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na seguinte proporção: 400 ml ou dois copos Tipo Americano de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para 20 litros de água. Utilize esta solução para desinfecção de pisos, paredes e outras superfícies. Deixe secar.

EM ÁREAS SUJEITAS A INUNDAÇÕES (ENCHENTES E ENXURRADAS) E ALAGAMENTOS

Em área de risco tenha sempre, em fácil acesso, os documentos pessoais e receita médica utilizada, para carregar em caso de emergência ou necessite buscar abrigo seguro. Essa medida possibilita a identificação e o atendimento pessoal e da família.

MANTENHA-SE INFORMADO E AOS PRIMEIROS SINAIS DE PERIGO

- Desligue aparelhos elétricos das tomadas e, se possível, a chave geral e feche os registros de água e gás.
- Procure abrigo em local seguro, alto e seco, ou no ponto de refúgio de seu bairro
- Procure abrigo em local seguro, alto e seco, ou no ponto de refúgio de seu bairro.
- Não retorne à área de risco até a liberação pelas autoridades competentes.
- Não caminhe, brinque, atravesse ou dirija em locais alagados (ruas, pontes, estradas e outros). Evite viajar durante chuvas fortes.
- Não fique dentro da água (piscina, cachoeira, represa, rios, e outros), evitando riscos frente à descarga atmosférica ou inundações.
- Não fique em campo aberto, nem próximo de árvores ou postes.
- Seja solidário. Ajude quem necessitar, sem se expor ao risco.

Centro  Politécnico

Compartilhe


Comentários

Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp