Orthodontic
Vestibular 2023
Vestibular 2023 Fenamilho 2024

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza 90 atendimentos em Carmo do Paranaíba

Segunda 18/03/2019 - André Amâncio
Fonte: Tô na Mídia CP
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza 90 atendimentos em Carmo do Paranaíba
Sicoob Credipatos 3

A cidade de Carmo do Paranaíba recebeu nesta sexta-feira (15/03), atendimentos preventivos médicos, da Carreta de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos. O veículo que percorre todo o Brasil realizando atendimentos móveis de tratamento e prevenção do câncer realizou na cidade exames preventivos de Próstata (PSA) para homens e Papanicolau para mulheres. Ao todo foram 90 atendimentos, sendo 40 homens e 50 mulheres do município que foram beneficiados com o atendimento móvel do Hospital de Barretos.

De acordo com informações de Luciana Fernanda, coordenadora da vigilância em saúde de Carmo do Paranaíba, os atendimentos foram conseguidos graças a uma parceria firmada entre o município e hospital do câncer. Ela disse que tudo começou com a iniciativa de realizar algumas ações, entre elas, a caminhada passos que salvam, e ainda promovendo os leilões em prol do hospital. Ela disse que com isso é possível conseguir alguns benefícios, como por exemplo, entrada mais rápida em Barretos para pacientes da cidade e o diagnóstico precoce da doença.

Os atendimentos, segundo Luciana, foram realizados através de uma pré-seleção com pessoas cadastradas nos PSF’s da cidade, levando-se em consideração alguns quesitos, tais como, faixa etária entre 50 e 69 anos para homens, e de 25 a 64 anos para mulheres. Á partir daí foi realizado uma seleção e depois distribuídas o número de vagas por PSF. Com isso, as pacientes fizeram exames de prevenção de câncer de colo uterino (exame de Papanicolau com HPV) e os homens realizaram exames de PSA (próstata).

Caso algum dos exames feitos constasse alguma anomalia, o paciente recebe suporte e encaminhamento para o Hospital de Barretos garantido e totalmente gratuito. Todos os exames que foram realizados pela unidade móvel também tiveram custo zero para os pacientes. Como as pessoas que estavam sendo examinadas na unidade móvel fizeram seus procedimentos em jejum, logo após as consultas, todas eram convidadas a tomar café da manhã, que foi preparado para os pacientes em tendas montadas ao lado da carreta. Os atendimentos foram realizados na Praça São Francisco.

Luciana ressaltou que os atendimentos tiveram início às 07h00 da manhã e seguiram até às 13h00. Ele contou também que a cidade foi usada como polo para os atendentes, sendo que em outros municípios a carreta saia de manhã e voltava á tarde, em Carmo do Paranaíba ela ficou como ponto de apoio. Foram atendidas as cidades de São Gotardo, Rio Paranaíba e Arapuá.


Compartilhe


Comentários

MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui
MT Imports
Padaria Nova Viçosa
Whatsapp
Anuncie Aqui