Vestibular Unipam 2018
Vestibular Unipam 2018

Conheça os melhores alimentos para aumentar o metabolismo e ajudar a emagrecer

Quinta 11/10/2018 - André Amâncio
Conheça os melhores alimentos para aumentar o metabolismo e ajudar a emagrecer

Você sente que mesmo controlando a alimentação e fazendo exercícios físicos tem dificuldade para perder peso? Talvez o problema esteja no seu metabolismo. Metabolismo é o processo de transformação que os alimentos passam em nosso corpo para se tornarem energia e o organismo continuar funcionando.

Esse processo é influenciado por vários fatores; genética, peso, altura, idade, sexo, alimentação, prática de exercícios e até temperatura ambiente. Alguns alimentos, os chamados “termogênicos”, são mais difíceis de serem digeridos, fazendo o organismo gastar mais energia para consumi-los.

Esses alimentos podem ser aliados em seu objetivo de perder peso. Porém eles devem ser consumidos regularmente para surtir efeito.  A dieta com base nesses alimentos deve ser feita sob prescrição de um nutricionista, ou podem surgir problemas que vão desde tonturas e dores de cabeça à problemas no aparelho digestivo.

Gengibre:

Um dos mais poderosos termogênicos dessa lista é o gengibre. Ele pode aumentar o gasto calórico entre 10% e 20%, além de combater problemas estomacais, protege o fígado e tem propriedades anti-inflamatórias, agindo contra dores. O gengibre também aumenta a produção de calor e suor, ajudando no emagrecimento.

Chá verde:

O chá verde possui polifenóis (substâncias antioxidantes) e cafeína, que aumentam a taxa de metabolismo. A Camellia Sinensis, planta que dá origem ao chá, reduza a absorção de açúcar no sangue. Também é muito bom para problemas no intestino.

>>Quer ficar por dentro de nosso conteúdo e não perder nenhum dica de saúde? Cuta nossa página no Facebook!

Pimenta vermelha:

A pimenta vermelha, além de propriedades termogênicas, traz consigo vários outros benefícios. É estimulante, melhora a circulação, produz efeito antidepressivo, reduz colesterol ruim, além de ser grande aliada no contra o envelhecimento precoce.
Para o corpo produzir o efeito termogênico e que você possa contribuir com outros benefícios ao seu corpo, ao menos uma refeição por dia com a pimenta já é o suficiente;

Ômega 3:

Os alimentos com ômega 3 aumentam o metabolismo basal (quantidade mínima de calorias necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso), melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células. O ômega três pode ser encontrado em peixes como atum e salmão e oleaginosas (óleos vegetais), favorecendo a queima de gordura e ajudando no emagrecimento. 

Canela:

Outro alimento que acelera o metabolismo basal, auxiliando na queima de gordura. Essa especiaria também ajuda a emagrecer pois melhora a digestão e evita que o açúcar fique armazenado no corpo e se transforme em gordura. A canela também aumenta a temperatura corporal e é conhecida por combater vírus, fungos, bactérias e reduzir o colesterol.

Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:

- Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
- Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.


Compartilhe


Comentários

Cebrac
Padaria Nova Viçosa
Anuncie Aqui
Zeppelin Lanches